Institucional


HISTÓRICO

A Associação Cultural Pisada do Sertão, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a finalidade de representar, incentivar, fomentar e congregar os artistas das diversas atividades culturais da cidade de Poço de José de Moura e região. Foi formalizada em maio de 2007, como proposta dos integrantes do Grupo de Xaxado Pisada do Sertão, mas a sua atuação ocorre desde 2004, na qual seus integrantes desenvolviam ações na área cultural e necessitavam de uma entidade formalizada onde garantisse a autonomia cultural, artística e administrativa visando o desenvolvimento artístico-cultural aos seus membros e toda comunidade. A ACPS é formado por 30 membros na qual desenvolvem atividades na área da música, dança, cultura popular, teatro, poesia e artesanato. Tem como público alvo, crianças, jovens, adultos e idosos, na comunidade carente na sede do município de Poço de José de Moura.

A instituição apesar de ser recentemente fundada, destaca-se em todo cenário sertanejo e nordestino pela sua importância para a comunidade na qual atua, visto que já recebeu várias homenagens pela sua atuação na promoção de ações culturais diversificadas, criativas e inovadoras junto à comunidade, algumas já haviam sido iniciadas pelo grupo Pisada do sertão e outras foram idealizadas desde a sua fundação.

Desde 2004 os jovens que fundaram a ACPS – Associação Cultural Pisada do Sertão vem desenvolvendo ações sócio-culturais na comunidade, estas ações beneficiam a todos por seu poder de transformação. O resgate dos valores históricos muitas vezes adormecidos foi um dos primeiros passos para garantir a auto estima de todos os envolvidos, o investimento na nossa cultura é a garantia da cidadania da valorização de nossas diferenças, buscando para isso meios de desenvolver a democratização cultural, superando as desigualdades quanto ao acesso ao nosso patrimônio histórico cultural.








Nenhum comentário:

Postar um comentário